03
out

Restauração de Relógio Duas Setas (HAU) – Joaquim Paulo Nunes

Duas Setas é como é conhecida a marca desse Relógio aqui no Brasil. O fabricante, na verdade chama-se HAMBURG AMERIKANISCHE UHRENFABRIK ou HAU.

Há mais ou menos um ano atrás o Paulo entrou em contato comigo sobre a restauração desse relógio que era do sogro dele e que havia ficado com ele. Em julho ele me procurou e disse que finalmente gostaria de restaurá-lo.

Esse relógio Duas Setas possui todas as peças originais, tanto da máquina quanto da caixa, o que é bastante incomum hoje. Essa restauração deu bastante trabalho, principalmente o painel que estava quebrado. Esse painel é feito de porcelana e a técnica para ser feito é bastante complicada e não há quem faça isso no Brasil. Pelo menos foi o que os especialistas em painéis de relógio me falaram quando pesquisei com eles.

O estado do painel estava tão ruim que foi necessário fazer algo que não gosto de fazer: substituir uma técnica por outro, ou seja, nesse caso tive que fazer pintura com epoxi em vez de aplicação de porcelana.

Até era possível aplicar nova porcelana enviando a peça para a Alemanha, só que o custo iria ficar quase o valor que cobrei pela restauração. Optei então por fazer a pitura por epoxi que acabou dando um resultado bastante bom. Não ficou perfeito, mas ficou bom. Outro item que deu trabalho foi o cavalinho.

Durante a vida desse relógio houve um acidente que quebrou o pescoço desse cavalo. O proprietário colou a peça com Araudite que causou excesso de material na região da cola. Tive que tirar com muito cuidado para preservar a integridade da peça. Outra curiosidade sobre esses adereços, o material do cavalo e do rosto que fica logo abaixo do cavalo é chamado de cola de coqueiro.

Segundo  o Sr. Domingos da Du Látex, o artesão pincelava com cola uma fôrma com a imagem e ia depositando “cabelo de coco” sobre a cola, mais ou menos como se fazem peças de fibra de vidro hoje. Isso demorar bastante, mas não era problema já que havia muitas pessoas para fazer isso e a demanda era pequena se pensarmos em processos industriais de hoje. Veja algumas fotos desse trabalho.