28
maio

Cuco H 204, 1967

Cuco H, modelo 204 tem uma história interessante. Recebi um telefonema na quinta-feira, dia 13/03/2014 e a moça, de nome Fernanda Leone, já foi falando que tinha um relógio cuco marca H que a lembrava de quando era criança.

Ela recebeu este cuco de um Senhor que ajudou em um momento muito difícil. Pela ajuda, que na minha opinião foi um socorro, ela recebeu essa preciosidade de presente.

Pedi que mandasse algumas fotos e assim que as vi, percebi que era algo especial. Combinei e cobrei o conserto, mas ao desmontar não pude permitir que este relógio tão bonito ficasse no estado que estava. Ficarei mais feliz ao vê-lo restaurado.

Este foi um dos cucos mais lindos que eu já restaurei.

Um pouco da História do Cuco

O relógio cuco tem este nome devido ao pássaro cuco que sai da casinha a cada hora cheia. O seu característico “cuc-cuu”, costuma assinalar o início da Primavera na Europa, e é marca registrada dos relógios. Na realidade, o pássaro apareceu somente pelos anos de 1870. Da mesma forma que a caixa do relógio, imitando um chalé enfeitado. Decorado com folhas de árvores, cabeças de veados, armas de caça e outros elementos que faziam parte do cotidiano dos montanheses, este relógio virou uma marca tradicional desta região. Até hoje este é o tema principal da decoração dos mesmos.

Estes são vendidos nos mais variados temas e tamanhos. E quanto mais funções e movimentos tem o relógio cuco, mais caro ele custa. Os preços variam de €100 até mais de €1000 por relógio cuco. Mas não se assuste! É possível comprar relógios cucos pequenos, e bem mais em conta. Claro que eles não são mecânicos e cheio de movimentos como o relógio cuco tradicional, mas já quebram o galho.

Eles funcionam com bateria ou corda, e por alguns poucos euros pode-se levar um de lembrança. E depois se arrepender amargamente pensando aonde colocar tal coisa que não combina com nada da decoração da casa (sim, eu já passei por esta situação!).

E é na Alemanha onde se vendem mais relógios do tipo, mais precisamente na Schwarzwald, a conhecida Floresta Negra, não muito distante de Freiburg.